terça-feira, 1 de novembro de 2011

49.

Cores das blusas: amarelo, verde, azul e preto.

Informações:

(1) A menina que está imediatamente antes da menina que veste blusa azul é menor do que a que está imediatamente depois da menina de blusa azul.

(2) A menina que está usando blusa verde é a menor de todas e está depois da menina de blusa azul.

(3) A menina de blusa amarela está depois da menina que veste blusa preta.

Conclusões:

(4) de acordo com a informação (1) tem pelo menos uma menina antes e uma depois da menina de blusa azul. Portanto a menina de blusa azul ocupa a segunda ou a terceira posição.

Coloquemos então a de blusa azul na terceira posição.

Posição

Cor blusa

Verde (5)

Azul

(5) pela informação (2) a menina de blusa verde está depois da de blusa azul.

Temos aí uma contradição, pois a menina que está antes da menina de blusa azul é menor do que a que está imediatamente depois da menina de blusa azul. Isto não é válido pois a menina de blusa verde é a menor de todas.

Assim, a menina de blusa azul não pode estar na 3ª posição. Portanto ela está na 2ª posição.

O problema já está resolvido, pois a única opção onde a menina de blusa azul aparece na 2ª posição é a letra (c).

Vamos continuar o raciocínio para localizar as demais meninas.

Posição

Cor blusa

Verde (6)

Amarela (7)

Azul

Preta (7)

(6) A menina de blusa verde deve ocupar a 4ª posição, pois ela está depois da de blusa azul e a imediatamente antes da de blusa azul é menor do que a que está depois da de blusa azul.

(7) Como a menina de blusa amarela está depois da de blusa preta, a de blusa preta ocupa a 1ª posição e a de blusa amarela ocupa da 3ª posição.

Isto confirma a resposta: letra (c).

50. Explicitando as proposições e as premissas

Proposições:

p: Chiquita foi ao parque

q: Didi estuda

r: Didi é aprovado

t: Dada vai à missa

u: Dada vai visitar a tia Célia.

Premissas:

P1: ~p

P2: q à r

P3: t Ú u

P4: u à p

P5: t à q

_________

(6) de P1 e P4 conclui-se ~u (MT)

(7) de (6) e P3 conclui-se t (conectivo ou exclusivo – ver exercício anterior)

(8) de (7) e P5 conclui-se q (MP)

(9) de (8) e P2 conclui-se r (MP)

Resposta: qualquer combinação de ~p, ~u, t, q e r, usando o conectivo “e” pode ser tirada como conclusão. Analisando as opções temos:

(a) t Ù r (correto) (b) ~r Ù ~u (incorreto) (c) ~q Ù r (incorreto) (d) q Ù p (incorreto pois o correto é ~p) (e) ~t Ù ~r (incorreto).

Resposta: letra (a)

51. Se a professora de português foi à reunião, todos os problemas forma resolvidos. Sabemos que ao menos um problema não foi resolvido, logo, a professora de português não foi à reunião. Se a professora de francês não deu aula, a professora de português foi á reunião. Como sabemos que a professora de português não foi á reunião, deduzimos que a professora de francês deu aula.

Se a professora de matemática foi à reunião, nem a professora de inglês nem a professora de francês deram aula. Como é de nosso conhecimento que a professora de francês deu aula, deduzimos que a professora de matemática não foi à reunião.

Assim podemos concluir que:

1- A professora de matemática não foi à reunião.

2- A professora de português não foi à reunião.

3- A professora de francês deu aula.

Logo, resposta letra B.

52. Se lúcia é linda, então césar não é careca. Sabemos que lúcia é linda, logo, césar não é careca.

Se Bernardo é barrigudo, então césar é careca. Sabemos que césar não é careca, logo, Bernardo não é barrigudo.

Maria é magra ou Bernardo é barrigudo. Sabemos que Bernardo não é barrigudo, logo, maria é magra.

Conclusões:

1- Lúcia é linda.

2- César não é careca.

3- Bernardo não é barrigudo.

4- Maria é magra.

Resposta letra a.

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