49.
Cores das blusas: amarelo, verde, azul e preto. Informações: (1) A menina que está imediatamente antes da menina que veste blusa azul é menor do que a que está imediatamente depois da menina de blusa azul. (2) A menina que está usando blusa verde é a menor de todas e está depois da menina de blusa azul. (3) A menina de blusa amarela está depois da menina que veste blusa preta. Conclusões: (4) de acordo com a informação (1) tem pelo menos uma menina antes e uma depois da menina de blusa azul. Portanto a menina de blusa azul ocupa a segunda ou a terceira posição. Coloquemos então a de blusa azul na terceira posição. | ||||||||||
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(5) pela informação (2) a menina de blusa verde está depois da de blusa azul. Temos aí uma contradição, pois a menina que está antes da menina de blusa azul é menor do que a que está imediatamente depois da menina de blusa azul. Isto não é válido pois a menina de blusa verde é a menor de todas. Assim, a menina de blusa azul não pode estar na 3ª posição. Portanto ela está na 2ª posição. O problema já está resolvido, pois a única opção onde a menina de blusa azul aparece na 2ª posição é a letra (c). Vamos continuar o raciocínio para localizar as demais meninas. | ||||||||||
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(6) A menina de blusa verde deve ocupar a 4ª posição, pois ela está depois da de blusa azul e a imediatamente antes da de blusa azul é menor do que a que está depois da de blusa azul. (7) Como a menina de blusa amarela está depois da de blusa preta, a de blusa preta ocupa a 1ª posição e a de blusa amarela ocupa da 3ª posição. Isto confirma a resposta: letra (c). |
50. Explicitando as proposições e as premissas
Proposições:
p: Chiquita foi ao parque
q: Didi estuda
r: Didi é aprovado
t: Dada vai à missa
u: Dada vai visitar a tia Célia.
Premissas:
P1: ~p
P2: q à r
P3: t Ú u
P4: u à p
P5: t à q
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(6) de P1 e P4 conclui-se ~u (MT)
(7) de (6) e P3 conclui-se t (conectivo ou exclusivo – ver exercício anterior)
(8) de (7) e P5 conclui-se q (MP)
(9) de (8) e P2 conclui-se r (MP)
Resposta: qualquer combinação de ~p, ~u, t, q e r, usando o conectivo “e” pode ser tirada como conclusão. Analisando as opções temos:
(a) t Ù r (correto) (b) ~r Ù ~u (incorreto) (c) ~q Ù r (incorreto) (d) q Ù p (incorreto pois o correto é ~p) (e) ~t Ù ~r (incorreto).
Resposta: letra (a)
51. Se a professora de português foi à reunião, todos os problemas forma resolvidos. Sabemos que ao menos um problema não foi resolvido, logo, a professora de português não foi à reunião. Se a professora de francês não deu aula, a professora de português foi á reunião. Como sabemos que a professora de português não foi á reunião, deduzimos que a professora de francês deu aula.
Se a professora de matemática foi à reunião, nem a professora de inglês nem a professora de francês deram aula. Como é de nosso conhecimento que a professora de francês deu aula, deduzimos que a professora de matemática não foi à reunião.
Assim podemos concluir que:
1- A professora de matemática não foi à reunião.
2- A professora de português não foi à reunião.
3- A professora de francês deu aula.
Logo, resposta letra B.
52. Se lúcia é linda, então césar não é careca. Sabemos que lúcia é linda, logo, césar não é careca.
Se Bernardo é barrigudo, então césar é careca. Sabemos que césar não é careca, logo, Bernardo não é barrigudo.
Maria é magra ou Bernardo é barrigudo. Sabemos que Bernardo não é barrigudo, logo, maria é magra.
Conclusões:
1- Lúcia é linda.
2- César não é careca.
3- Bernardo não é barrigudo.
4- Maria é magra.
Resposta letra a.
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