terça-feira, 1 de novembro de 2011

59. Considerando as afirmações que dizem “ O carro de Arthur é cinza” e “O carro de César é o Santana” fica fácil depreender que o carro de Bernardo é o Parati, visto que o enunciado nos fornece que o Santana já tem dono (César) e que o de Bernardo não é a Brasília. Além disso podemos depreender que se o César possui o Santana e o Bernardo possui a Parati, então o Arthur possui a Brasília. Podemos, a partir dai, acrescentar mais duas proposições: “O carro de Bernardo é o Parati” e “O carro de Arthur é a Brasília”.

Agora temos outra informação importante fornecida no enunciado da questão: O carro de Bernardo não é verde. Bom, se o carro de Arthur é cinza e o carro de Bernardo não é verde, então o carro de Bernardo só pode ser azul. E mais, se o carro de Arthur é cinza e o carro de Bernardo é azul, então o carro de César é verde. Acrescentamos assim mais duas afirmações: “O carro de Bernardo é azul” e “O carro de César é verde”.

Podemos agora finalmente unir todas essas afirmações organizando-as de acordo com o nome do proprietário do carro, o nome do carro e a cor do mesmo. Fica assim:

(1) Arthur possui uma Brasília cinza.
(2) Bernardo possui uma Parati azul.
(3) César possui um Santana verde.

Resposta: Letra D.

60. O torcedor reconheceu o meio-campista ,que disse "foi empate".
Então deduziu que o que disse "Não foi empate" não podia ser o atacante , porque este mente e o resultado teria sido mesmo empate,logo o zagueiro,que diz a verdade,não poderia dizer "nós perdemos".
O que disse "Não foi empate" era portanto o zagueiro,e como o atacante disse que perderam ,o resultado foi a vitória.

Resposta: Letra A.

63.

67. P1: somente Artur está com bermuda de mesma cor que sua bicicleta

P2: Nem a bermuda nem a bicicleta de Júlio são brancas.

P3: Marcos está com bermuda azul.

Marcos está com a bermuda azul. Como apenas artur está com a bermuda de mesma cor que sua bicileta, sabemos que a bicicleta de marcos não é a azul.

Nem a bermuda nem a bicicleta de júlio são brancas, sobrando a bicicleta branca apenas para artur. Com artur como dono da bicicleta branca e Marcos como dono da azul, sobre a bicicleta preta para Júlio.

Como Artur tem a bicicleta e a bermuda de cores iguais, deduz-se que sua bermuda também é branca. Restando a Bicicleta Preta para Marcos e a Bicicleta Azul para Júlio (pois suas bermudas e bicicletas não podem conter mesma cor).

Resposta: Alternativa C.

68. P1: Ana é artista ou Carlos é compositor.

P2: Se Mauro gosta de música, então Flávia não é fotógrafa.

P3: Se Flávia não é fotógrafa, então Carlos não é compositor.

P4: Ana não é artista e Daniela não fuma.

A: Ana é artista.

C: Carlos é compositor.

F: Flávia é fotógrafa.

D: Daniela fuma.

M: Mauro gosta de música.

P1: A v C

P2: M -> ~F

P3: ~F -> ~C

P4: ~A ^ ~D

A questão nos traz que Ana não é artista, logo Carlos é compositor. Seguindo a terceira proposição, como Carlos é compositor, logo Flávia é fotógrafa. Pela segunda proposição, concluimos que como Flávia é fotógrafa, Mauro não gosta de música.

Logo, Ana não é artista.

Carlos é compositor.

Flávia é fotógrafa.

Mauro não gosta de música.

Assim, a resposta a que chegamos é a letra C.

Nenhum comentário: